Kotaro Vai Morar Sozinho: Porque Shin é o melhor substituto do público

Os substitutos do público são uma maneira comum de conectar os espectadores às histórias, mas um personagem como Shin tem algumas características que o colocam um degrau acima do resto.

Kotaro Vai Morar Sozinho - Shin

Kotaro Vai Morar Sozinho: Porque Shin é o melhor substituto do público

Os substitutos do público são um tropo comum em vários tipos de mídia e por boas razões. Ao fornecer um personagem que tenha as mesmas perguntas e observações que um espectador, um autor pode fornecer informações organicamente. Além disso, pode fornecer aos espectadores um ponto de entrada sólido no elenco. Um bom substituto de público é relacionável, pode ser engraçado e ajudará a conectar o espectador à história! Entretanto, um ótimo substituto de público ajudará o espectador a refletir e reconsiderar suas próprias vidas. Então, é aqui que o anime Kotaro Vai Morar Sozinho se destaca com Shin.

Na vanguarda do colorido elenco de personagens de Kotaro Vai Morar Sozinho está Shin Karino, o vizinho mais próximo de Kotaro e o menos excêntrico do elenco principal. Ele é um mangaká em dificuldades e mal conseguindo cumprir os prazos; além disso, está sem condições de se tornar o principal cuidador de uma adorável criança de quatro anos. Apesar disso, Shin se torna o amigo mais próximo de Kotaro durante todo o show, assumindo um papel quase parental. É essa combinação da falta de notabilidade de Shin e seu desenvolvimento de personagem que o torna um substituto perfeito para o público.


Relacionado e Autônomo

Shin e Kotaro

As motivações do personagem de Shin são simples e compreensíveis. Ele quer fazer a coisa certa ao mesmo tempo que cuida de seu próprio negócio. Seu personagem foi projetado para ser relacionável com um grande público de pessoas que podem ter boas intenções, mas evitam em grande parte o envolvimento ativo em situações das quais não se consideram parte. Essa distância é comum para inserções de audiência, pois os espectadores podem desejar o melhor para os personagens; mas na verdade não têm nenhuma agência na história. As características definidoras mínimas de Shin são o que o tornam fácil de se relacionar e se conectar.

Enquanto a presença de Kotaro é quem inicia a mudança no comportamento de Shin, é uma série de escolhas pessoais que levam ao seu desenvolvimento. Desde o primeiro episódio, é decisão de Shin acompanhar Kotaro ao balneário. Ele não foi perguntado – ele simplesmente chegou à conclusão de que era a coisa responsável a fazer para garantir que Kotaro estivesse seguro. Na verdade, é assim que se tomam a maioria de suas decisões em torno de Kotaro.

Crescimento do personagem

À medida que o programa avança, Shin se torna cada vez mais presente na vida de Kotaro, e nunca porque Kotaro pediu ajuda. Da mesma forma, as informações que Shin aprende sobre o passado de Kotaro não são de questionamento direto; mas sim de dicas sutis ou de outras pessoas dizendo a ele. Do ponto de vista do público, suas crescentes responsabilidades na vida de Kotaro são razoáveis ​​à medida que ele aprende mais sobre a situação. Quase como um hábito aprendido, isso torna Shin mais confiante e capaz de reconhecer quando os outros precisam de ajuda.

O que torna Shin emocionante como substituto do público é sua capacidade de inspirar o desenvolvimento potencial do público junto com o crescimento de seu personagem. Não é incomum que os substitutos do público tenham arcos de personagens planos; ou então arcos de personagens que crescem a um ponto em que não são mais um substituto adequado para o público. A progressão realista das decisões de Shin faz dele um equilíbrio perfeito entre manter a continuidade e, ao mesmo tempo, mostrar ao público como eles mesmos podem melhorar.

Com o tema principal do programa sendo superar traumas passados ​​por meio da comunidade e apoio, ter um personagem que mostre aos espectadores que eles podem se tornar parte de tal comunidade por meio de pequenas ações é uma escolha criativa admirável e que não falha. Ao ver o crescimento incremental no personagem de Shin, o público tem a oportunidade de imaginar um crescimento incremental dentro de si.

Aprendendo a subir

Em sua essência, Kotaro Vai Morar Sozinho é uma história sobre negligência na infância e como se curar desse trauma. Um de seus aspectos mais importantes é que não é o papel da criança se recuperar ou buscar ajuda por conta própria, mas sim é responsabilidade dos adultos ao seu redor intensificar.

Shin assume esse papel, ainda que com relutância, mas no final mostra ao público que é sua responsabilidade reconhecer quando há um problema e descobrir como ajudar. Esse é o verdadeiro potencial de um substituto de público bem elaborado.

Você já assistiu esse anime? O que achou de sua primeira temporada? Além disso, você também gostou dos personagens de Kotaro vai Morar Sozinho? Conte para a gente!

O anime Kotaro vai Morar Sozinho está disponível pela Netflix.

Leia também em nosso portal: Review de Kotaro vai Morar Sozinho, uma linda obra-prima dos animes

Goiana. Arqueóloga, focada em Educação Patrimonial. Redatora. Escritora. Apaixonada pela Cultura Brasileira e pela Cultura Geek. Cosplayer nas horas vagas gótica e gamer. Aqui no Meta Galáxia, colaboro com matérias sobre o universo geek: notícias, entrevistas com cosplayers, listas de filmes e animes, análises de animes e jogos, curiosidades e muito mais!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here