Vilã icônica de Chainsaw Man se origina em um mangá anterior do autor

O Demônio do Controle se tornou a vilã mais reconhecível de Chainsaw Man, mas sua história original não é tão conhecida.

Nayuta

Vilã icônica de Chainsaw Man se origina em um mangá anterior do autor

Se você tem a menor curiosidade sobre o Chainsaw Man, é provável que conheça a infame Makima, vilã também conhecida como o Demônio do Controle. Embora todo fã de Chainsaw Man possa identificar facilmente o Demônio do Controle, a fonte de inspiração desse personagem no mangá permanece um mistério. Makima, como o Demônio do Controle, é sem dúvida uma das entidades mais aterrorizantes do mundo do Homem Serra Elétrica. Apesar de já possuir imenso poder, é possível que a força de Makima supere até mesmo a imaginação mais selvagem.

A razão para isso pode ser atribuída apenas à sua ligação potencial com um dos primeiros trabalhos de mangá de Tastuki Fujimoto, Nayuta of the Prophecy. Ao comparar os olhos espirais do Diabo Controle com os de Nayuta no one-shot anterior, que antecede o Homem Serra Elétrica, uma semelhança impressionante se torna evidente. No entanto, as semelhanças entre eles vão além da aparência.

Cuidado, pois terá leves spoilers do mangá japonês escrito e ilustrado por Tatsuki Fujimoto. A adaptação em anime já está disponível pela Crunchyroll. 

Fã de Chainsaw Man, de Tatsuki Fujimoto, ou desejando conhecer melhor? Se sim, então confira também em nosso portal:

Sobre o que é Nayuta of the Prophecy?

Nayuta of the Prophecy narra a saga envolvente de uma jovem feiticeira cuja existência se entrelaça inexoravelmente com a de seu irmão mais velho, Kenji. Dotada de chifres de aparência diabólica, uma capacidade limitada de comunicação expressa apenas por frases bruscas e uma notável falta de empatia em relação à maioria das formas de vida, Nayuta personifica as características preditas por uma antiga profecia que anunciava a aniquilação do mundo por meio de uma garota com tais atributos singulares.

O paralelo inquietante entre Nayuta e a protagonista profetizada resultou em tratamento injusto por parte dos outros habitantes, culminando na exclusão social e marginalização dos irmãos. A crueldade infligida sobre eles desencadeou uma transformação gradual em Nayuta, exacerbando sua instabilidade emocional e gerando uma desconfiança aguda em relação à humanidade. A situação atingiu um ápice quando Kenji, em um ato de sacrifício altruísta, assumiu a responsabilidade por um crime cometido por Nayuta, sendo brutalmente castigado como consequência.

A fúria crescente de Nayuta, desencadeada pela injustiça infligida a seu irmão, atingiu um clímax quando ela decidiu retaliar, vislumbrando a destruição total do mundo como uma forma de punição, efetivamente tornando realidade a profecia temida por todos. No entanto, no derradeiro momento, Kenji interveio, impedindo o desfecho catastrófico e, finalmente, conquistando a simpatia de uma população outrora odiosa. Comprometendo-se a cuidar adequadamente de Nayuta como seu irmão, ele inaugurou uma nova fase na trajetória destes irmãos, marcada pela redenção e esperança em meio às sombras do destino.

Quem é Nayuta em Chainsaw Man?

Após a derrota de Makima pelo Chainsaw Man, Kishibe incumbiu Denji da responsabilidade de zelar pela nova encarnação do Demônio do Controle: Nayuta. Esta jovem, cuja única característica física reminiscente de Makima eram seus hipnotizantes olhos em espiral, destacava-se como um ser peculiar. A despeito das diferenças físicas, Nayuta assemelhava-se a Makima em termos de poderes e personalidade, revelando uma propensão para impor sua vontade sobre aqueles que considerava mais fracos.

Nayuta, enquanto Demônio do Controle, exercia seu domínio de maneira autoritária, exemplificado quando Denji alertou Asa sobre as três regras em seu apartamento, enfatizando que qualquer transgressão resultaria na morte pela mão de Nayuta. Notavelmente inteligente, apesar de sua juventude, Nayuta era comparável à astúcia perigosa que o Demônio do Controle exibiu na forma de Makima na idade adulta, sendo até mencionado que ela poderia estar apta a frequentar a faculdade.

Diferentemente de Makima, Nayuta focalizava suas ações em Denji e parecia desprovida de intenções malévolas. Seu desejo de proteger Denji decorria do entendimento da tolice inerente a ele, especialmente em assuntos do coração. Ao contrário da manipulação sofrida por Denji nas mãos de Makima, Nayuta adotava métodos rigorosos, como a ameaça de realizar lavagem cerebral em Asa, seu animal de estimação. No entanto, a dinâmica não era unidirecional, pois Denji exercia alguma autoridade sobre Nayuta como seu guardião. Apesar da possível ingenuidade de Denji, sua experiência em sobreviver por conta própria desde tenra idade servia como guia para orientar Nayuta, estabelecendo entre eles um vínculo de irmãos mais velhos e melhores amigos.

Nayuta de Nayuta of the Prophecy é o Demônio do Controle?

Desde sua introdução em Chainsaw Man, os entusiastas têm especulado sobre se Nayuta seria meramente uma referência ao trabalho anterior de Fujimoto ou se ela verdadeiramente personificaria a mesma Nayuta do one-shot. Importa ressaltar que Fujimoto está notavelmente mais ciente de suas concepções e personagens pregressos do que se poderia antever por parte dos leitores. A inserção de Nayuta em Chainsaw Man não é uma mera coincidência; nesse contexto, é incontestável que se trata do mesmo personagem. Contudo, a verdadeira incógnita residia até que ponto as narrativas se entrelaçariam.

De um lado, a idade em que Nayuta é apresentada em Chainsaw Man se correlaciona diretamente com aquela em que ela figurou no one-shot, possibilitando tecnicamente que Chainsaw Man seja uma continuação de Nayuta of the Prophecy. Essa hipótese ganha ainda mais verossimilhança, especialmente considerando que o conceito da profecia de Nostradamus começou a ganhar destaque em capítulos recentes de Chainsaw Man. Apesar de uma variação nas profecias, é inegável que a história parece repetir-se mais uma vez.

Por outro lado, Fujimoto é conhecido por seu humor peculiar, e utilizar uma referência tão direta ao seu trabalho anterior pode ser sua maneira singular de brincar com os fãs. Não seria a primeira vez que um mangaká reutilizaria o design ou até mesmo um personagem inteiro de obras menos conhecidas sem que isso tivesse uma relevância narrativa substancial. Exemplos incluem Akira Toriyama com protótipos de Goku em mangás anteriores, Gege Akutami baseando Yuta e Rika em uma série menos popular antes de Jujutsu Kaisen, e até mesmo Demon Slayer sendo uma versão mais animada do primeiro mangá de Koyoharu Gotouge, Kagarigari. Diante desse histórico no universo do mangá, Fujimoto pode estar simplesmente incorporando um personagem que ele apreciou de trabalhos anteriores em uma série mais recente e renomada, na esperança de conferir a ela a popularidade e alcance que ele julga merecidos.

Uma possibilidade intrigante é que Chainsaw Man tenha sido concebido exclusivamente para fornecer uma narrativa mais rica à história de Nayuta of the Prophecy. No omnibus Before Chainsaw Man, Fujimoto revelou que Nayuta era um de seus personagens favoritos que já havia criado, o que amplia a credibilidade da ideia de que ele simplesmente desejava dar vida a esse personagem bem elaborado de uma maneira nova em sua última série. Embora o Demônio do Controle tenha se transformado em algo grandioso, permanece incerto se a verdadeira profecia de Nayuta se desdobrará efetivamente em Chainsaw Man.

Obrigada por ler até aqui! Você sabia que o portal Meta Galáxia possui muitas resenhas e análises? Se procura por mais animes legais, você também poderá conferir em nosso portal: Resenha de Bureau of Paranormal InvestigationResenha da 1ª temporada de Black Summoner (2022)Resenha de Trigun Stampede (2023) e Resenha da 1ª temporada de Chainsaw Man: Compensou acompanhar?? Nós também temos as resenhas da 1ª temporada de Tokyo Revengers e da 2ª Temporada de Tokyo Revengers (2023). Além disso, você também pode ler a nossa matéria: Critérios – Como fazemos Críticas e Análises.

Austra Caroline
Come to the Dark Side. We have coffee with cookies! ☕ Sou Arqueóloga e estudante de História, com atuação como Educadora Patrimonial, onde busco preservar e compartilhar o valor do nosso patrimônio cultural. Além disso, sou redatora em sites voltados para conteúdo nerd, Geek e cultura pop, sempre explorando o universo da cultura geek com entusiasmo. Sou apaixonada por jogos de Hack & Slash, com destaque especial para a série Devil May Cry, que alimenta minha paixão pelo gênero. Nas horas vagas, também me dedico à escrita, onde expresso minha criatividade e amor pela narrativa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here