Review de Absolute Tactics: Daughters of Mercy, o mais novo RPG tático que ficou sensacional

Absolute Tactics: Daughters of Mercy

Review de Absolute Tactics: Daughters of Mercy, o mais novo RPG tático que ficou sensacional

Absolute Tactics: Daughters of Mercy é uma aventura de RPG baseada em turnos que chegou com um toque moderno aos jogos clássicos de estilo tático. Da mesma forma, o jogo apresenta um elenco diversificado de personagens, enormes monstros chefes e um mundo sombrio envolvido em guerra. Está preparado? Inicialmente, o jogo pode parecer ser comum, mas ficou sensacional e extremamente divertido. Considerando que até trouxemos a notícia de que Absolute Tactics está chegando ao PlayStation e que tivemos a oportunidade de jogar via PlayStation 4, então aqui está a review de Absolute Tactics: Daughters of Mercy! Sobre o que se trata exatamente? A jogabilidade realmente é boa? Responderei todas essas questões!

Antes de começarmos, uma importante observação: eu joguei Absolute Tactics: Daughters of Mercy completamente em inglês, mas não me importo com isso. Podemos dizer que foi assim que aprendi melhor a ler no idioma. Se você tem maior dificuldade, faça configuração de idioma.

Absolute Tactics: Daughters of Mercy

Ficha técnica

Lançamento: 17 de novembro de 2022
Jogo disponível em: PlayStation, Nintendo Switch e PC (via Steam e Epic Games Store)
Gêneros: RPG tático, Jogo eletrônico de estratégia, Jogo eletrônico de aventura
Estúdio: Akupara Games
Desenvolvedora: Curious Fate
Siga o Twitter da Desenvolvedora: Curious Fate | ABSOLUTE TACTICS | (@CuriousFateDev)

  • Rico em conteúdo: Dezenas de mapas de histórias narrativas, assim como mapas opcionais, incluindo conteúdo pós-jogo adicional e modo horda!
  • Desafie-se: Três níveis de dificuldade, além de um modo hardcore adicional desbloqueado após a conclusão – desafie-se repetidamente.
  • Jogabilidade que mistura gêneros: Agitando a experiência SRPG com uma jogabilidade diversificada, incluindo níveis de guerra em grande escala, verticalidade ambiental, elementos de quebra-cabeça e armadilhas!
  • Profundamente personalizável: Jogabilidade baseada em classe acessível para o jogador casual combinada com personalização profunda e maestria para fãs de táticas sérias. 21 classes individuais mais a capacidade de dupla classe permitem combinações quase infinitas.
  • Aumente seu personagem: desbloqueie upgrades, colete saques, conclua missões e conheça um elenco de personagens coloridos em sua busca pela glória.

Visão geral da história de Absolute Tactics: Daughters of Mercy

Absolute Tactics: Daughters of Mercy

Absolute Tactics: Daughters of Mercy se passa um mundo sombrio envolvido em guerra, onde acompanhamos Huxley e seu cachorro Max encontram aliados para defender sua casa contra um misterioso exército invasor. Ele começa apenas como um garoto comum e bom de briga e vê seus amigos fazendeiros sendo atacados e mortos. Ele resgata o cãozinho Max, que com o tempo atacará em conjunto ao herói. Além disso, o nosso protagonista não demora para reencontrar seus amigos Arkyn e Callie, que são dois soldados bastante fortes e que estão dispostos a lutar para salvar seu povo.

Absolute Tactics: Daughters of Mercy

Inclusive, já recomendo para fortalecer bastante essa nova dupla sempre que for possível, pois o Arkyn equivale a um tank (que tem uma defesa muito boa e pode não morre facilmente, ao mesmo tempo que tem muitos ataques fortes). E se algo ocorrer com ele, Callie suporta tank também.

Com o tempo, você terá mais aliados ao seu grupo, como por exemplo Roux e Gabriel, com poderes muito bons e poderes de cura, mas não necessariamente tendo a mesma defesa – sendo que seus inimigos são muito fortes…

Ok, mas que perigo todo é esse?

Absolute Tactics: Daughters of Mercy

O grande problema da história? Sabe esse título “Absolute Tactics: Daughters of Mercy” (em português, Táticas Absolutas: Filhas da Misericórdia)? Um nome bonito, né? Só que não se refere aos heróis, mas sim às vilãs que se denominaram Filhas da Misericórdia e que estão em busca da “Fallen Daughter”. Elas sabem ser bastante cruéis e fazem coisas insanas para conseguir seus objetivos. E conforme o que nos é contado no início do jogo, as Filhas da Misericórdia foram corrompidas pela escuridão graças aos poderes sombrios de Father Eldritch…

Absolute Tactics: Daughters of Mercy

Inclusive, é das mãos das Filhas da Misericórdia que precisamos resgatar Elise, e é na missão de salvamento dela que fazemos ainda mais aliados e temos muito mais explicações de toda a história. E falando-se na narrativa do jogo, não é um tópico que me aprofundarei ainda mais: afinal, é difícil falar mais sem dar spoilers. Só posso garantir que as Filhas da Misericórdia darão muito trabalho, você precisará lutar contra muitos monstros, robôs gigantes, exércitos grandes! Bom, essa é realmente uma história bem elaborada e emocionante. Vamos para os próximos tópicos!

Jogabilidade e mecânicas

Absolute Tactics: Daughters of Mercy

Sabemos já que Absolute Tactics: Daughters of Mercy é uma aventura de RPG tático, mas precisamos especificar que o jogo todo se baseia em turnos, além de possuir muitos quebra-cabeças e missões. Ou seja, cada personagem tem uma quantidade de movimentos e possibilidades de ataques ou cura limitadas por turno. Quando é o turno do jogador, o jogador deve decidir para onde os seus respectivos personagens terão que se movimentar, ou então quem atacar ou até mesmo se curar. Se passando essa etapa, é a etapa dos inimigos. Para quem é iniciante nesse meio de RPG de turnos, poderá estranhar inicialmente, mas relaxe que logo se acostuma. É rápido de se compreender e o jogo tem um tutorial no início.

Absolute Tactics: Daughters of Mercy

Os jogadores poderão evocar as habilidades exclusivas baseadas em classe e os padrões de ataque de seus heróis. Além disso, poderá personalizar seu estilo de jogo para derrotar uma série de inimigos e monstros chefes gigantes. É simples: na tela inicial aparece várias opções, onde você decide se quer continuar a missão principal, fazer missões secundárias (que é muito importante para quem desejar evoluir os personagens antes de continuar), comprar nas lojas e ajeitar seus personagens. Se você conferir as capturas de tela abaixo, entenderá melhor. “Barracks” é onde você poderá editar habilidades e equipamentos dos seus respectivos personagens.

Para mim, a única questão que poderia ser melhor é o espaço que podemos andar em nossos turnos. Acho exageradamente limitado esse espaço. Há missões que precisamos salvar várias pessoas, e acaba que muitas vezes a pessoa morre porque não pudemos andar um quadradinho a mais. Um único quadradinho ou dois a mais para andarmos em nossos turnos, seria legal. Provavelmente, isso é para deixar o jogo ainda mais difícil (não, Absolute Tactics: Daughters of Mercy não foi feito para ser o jogo mais fácil do mundo e talvez é o que o torne incrível).

Absolute Tactics: Daughters of Mercy
Absolute Tactics: Daughters of Mercy

Dito isso, então aproveite e faça uso de suas características únicas para dominar seus inimigos com estratégias magistrais. Muitas habilidades tiram proveito do posicionamento da unidade, com padrões de ataque variados assim como habilidades que são tão únicas quanto cada personagem. Atire em quem está mais distante de você. Dê porradas fortes em inimigos que estiverem mais próximos. Faça Callie envenenar os inimigos em média distância. Faça Gabriel soltar bolas de fogo e curar ou então faça Roux preparar armadilhas para evitar que oponentes se aproximarem. Cuidado! Há vários inimigos mortais, armadilhas, quebra-cabeças e obstáculos aguardam para desafiá-lo em sua aventura. Quer ver melhor como são as mecânicas e a jogabilidade? Confira abaixo a introdução do jogo:

Considerações finais

Absolute Tactics: Daughters of Mercy

Sei que talvez possa soar meio repetitivo, mas para finalizar a nossa review, preciso comentar que Absolute Tactics: Daughters of Mercy é um RPG tático que, inicialmente, parece que não vai ser tão interessante assim, mas nos surpreende bastante! É uma narrativa super envolvente, com um ar sombrio e gótico, e também com personagens diversos que são bastante carismáticos. E é difícil eu gostar de RPGs de turno, mas gostei bastante de Absolute Tactics: Daughters of Mercy!

Uma outra observação que comentei rapidamente no decorrer do texto: o jogo NÃO foi feito para ser o mais fácil do mundo. RPGs de turno possuem essa tendência de mesmo o nível normal ser mais punk e você precisa tomar cuidado para não morrer a cada minuto. Inclusive, a jogabilidade em batalha de Absolute Tactics: Daughters of Mercy me lembrou a jogabilidade em batalha do jogo The Nightmare of Druaga, com seu lançamento original para PlayStation 2. Esse é outro RPG de turno com batalhas punks. Dito isso tudo, sim, eu super recomendo Absolute Tactics: Daughters of Mercy! Nossos agradecimentos para a Akupara Games e para a Curious Fate pelo código do jogo para PlayStation 4.

Obrigada por ler até aqui! Você sabia que o portal Meta Galáxia possui muitas resenhas e análises? Se procura por mais jogos legais, então leia algumas de nossas últimas publicações: Review Resident Evil 4 Remake e Review Diablo IV: O que achamos do novo lançamento da Blizzard?? Também não poderia faltar Review de Affogato, o RPG estratégico de anime e magia! Além disso, também temos Análise de The Quarry, o mais novo jogo eletrônico de suspense interativoReview de Sunshine Manor: O que achamos do novo jogo de terror da desenvolvedora Fossil Games e Análise de Rogue Lords, o roguelike sombrio que nos convida a jogar com vilões! Além disso, você também pode ler a nossa matéria: Critérios – Como fazemos Críticas e Análises.

ANÁLISE CRÍTICA - NOTA
Absolute Tactics: Daughters of Mercy
Caroline Ishida Date
Come to the Dark Side. We have coffee with cookies! ☕
review-de-absolute-tactics-daughters-of-mercy-o-mais-novo-rpg-tatico-que-ficou-sensacionalAbsolute Tactics: Daughters of Mercy é um RPG tático que, inicialmente, parece que não vai ser tão interessante assim, mas nos surpreende bastante no final!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here