Jiraiya: O Incrível Ninja

271
Jiraiya: O Incrível Ninja
O Sucessor de Togakure! JIRAIYA!

A TV Manchete foi de grande importância para a gente ter um contado maior com as produções japonesas. Muitas que marcaram época pra quem foi criança na época, que não é meu caso. Nesse tsunami de coisas que chegaram ao nosso país estão os Tokusatsu, que inclusive abriram porta para a chegada dos animes por aqui. Um assunto que inclusive pode ser tratado futuramente se for do interesse de vocês. Por hora vou me reter a um que eu assisti recentemente, Jiraiya: O Incrível Ninja.

Sekai Ninja Sen Jiraiya, ou, Jiraya: O Incrível Ninja, é a sétima série da franquia Metal Hero, mesma franquia de outro querido pelos brasileiros, Jaspion. Foi produzida pela Toei em 1988 e exibida num total de 50 episódios até 1989, chegou no Brasil em 1998, dez anos depois. Jiraiya trazia pela primeira vez dentro das franquia Metal Hero uma temática ninja, diferente do visto até então, envolvendo polícia e investigação espacial.

História

Tetsuzan Yamashi, o sucessor do clã ninja Togakure, um clã que tem como missão proteger o tesouro do século, Pako, uma cápsula espacial de uma civilização alienígena mais avançada que a nossa. Esta capsula ficou soterrada por causa de um terremoto, mas depois foi encontrada e escondida, sua localização foi gravada em uma placa de barro, cofiada aos Togakure anos atrás.

Devido a traição de Onnini Dokusai, essa placa acabou sendo dividida ao meio, onde uma parte foi roubada por Dokusai e a outra foi confiada a Tetsuzan. Dokusai fugiu e formou sua facção a Youma Ichizoku – Família dos feiticeiros -, por conta disso o mundo ficou sabendo da existência de Pako. Sendo chamado no mundo ninja de tesouro do século.

Para tentar achar Pako, a família Yamashi se tornou alvo frequente de ataques. Por já estar idoso Tetsuzan passou a tocha para seu filho adotivo, Touha Yamashi, o entregando a armadura e espada do Jiraiya. Agora Touha é responsável por proteger Pako.

Vale a pena ainda hoje?

Tokusatsu apesar de serem querido por alguns marmanjos aqui no Brasil são, na verdade, no Japão um produto infantil. Por isso não dá pra se esperar enredos mirabolantes, muitos são até bobinhos, pensando, claro, no público alvo. Contudo não é por ser simples que não consegue ser divertido, garanto que em pouco tempo você vai se sentir uma criança gritando: “ESPADA OLÍMPICA!”. Atualmente nem todos, mas principalmente nas série mais antigas são bastante episódicas, onde aparece um monstro por semana e ele é derrotado. Um sistema que as vezes é difícil de encarar por ser previsível, mas vez ou outra aparece algum episódio bastante interessante.

Os pontos sitados acima acontecem bastante em Jiraiya, o que as vezes torna cansativo o processo de acompanhar a série por ser as vezes muito previsível ou batido demais, mas ao mesmo tempo ainda é uma série gostosa de acompanhar e claro que vale a pena. Talvez não seja a mais recomendada para entrar nesse universo, mas é uma boa opção. Caso você tenha um filho também seria um bom programa, pra quem saber o inserir nesse mundo de guerreiros com faísca no lugar de sangue e monstros gigantes.

Jiraiya: O Incrível Ninja, foi disponibilizado recentemente pela Sato Company gratuitamente pelo canal Tokusatsu TV no Youtube, onde está disponível até o episódio 37. Além de Jiraiya, você pode ver outras obras como, Jaspion, Changeman, Jiban e outras, vale a pena conferir.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here