O que é Josei? E quais são seus principais títulos?
Então, vamos para mais uma publicação falando sobre a categoria demográfica dentro do mundo dos animes e mangás? E a principal pergunta é: Você já sabe o que é Josei? Além disso, já sabe quais são seus principais títulos?
Em primeiro lugar, as expressões kodomo, shounen, seinen, shoujo e josei servem para indicar uma categoria demográfica (ou demografia). E demografia está relacionado ao público-alvo de cada obra. No mundo ocidental, basicamente é como falarmos de classificação indicativa. Certamente, você não quer colocar animações violentas ou com conteúdo sexual para as crianças da casa, certo? Então acompanhe nossas matérias para compreender cada uma dessas expressões!
Quer compreender melhor sobre as demografias de animes e mangás? Se sim, então confira em em nosso portal:
- O que é Shoujo? E quais seus principais títulos?
- Top 15 animes Shoujo
- Top 10: Os animes shoujo populares na Crunchyroll
- Quais seriam os três grandes (Big Three) dos animes e mangás shoujo?
- Animes shoujo divertidos para você assistir
- O que é Shounen? E quais seus principais títulos?
- Os Melhores Shounen atuais para novos espectadores
- Top 15: os melhores animes shounen conforme MyAnimeList
- Os Melhores Shounens dos anos 2000 segundo o IMDB
- O que é Seinen? E quais seus principais títulos?
- O que é Josei? E quais são seus principais títulos?
- Top 15: os melhores animes Josei
- O que é Kodomo? E quais seus principais títulos?
- Top 15: os melhores animes Kodomo de todos os tempos
- 10 obras shoujo escritas por mulheres
O que é josei?
No Japão, é comum vermos os animes e mangás divididos em algumas categorias, voltadas para um público alvo específico. As categorias ou demografias são: Shounen, Shoujo, Seinen e Josei. Diferente do que muitos acreditam, essas categorias falam especificamente o público alvo, e não um gênero. Por exemplo, uma obra de ação ou aventura não é uma demografia.
Bom! Dessa forma, Josei é a demografia para o público adulto feminino. Em suma, ele contém temas ligados ao cotidiano feminino, retratado de forma mais realista, tendo romances e sensualidade no enredo.
As obras josei surgiram inclusive graças aos movimentos feministas. As autoras japonesas queriam desfazer um pouco das perspectivas tradicionais de sexo, assim como o ideal de mulher. Outro detalhe é focar o prazer para as mulheres, pois antes se pensava apenas nos prazeres exclusivos dos homens.
Em um resumo, obras josei costumam envolver relacionamentos maduros e ligados a sexualidade, assim como a presença de temas sérios, como violência e depressão. Ou seja, você pode assistir um anime ou ler um mangá repleto de críticas sociais que afligem a vida de diversas mulheres em seu dia a dia. Por exemplo, ao assistir Nana, você poderá ver a história de duas amigas que, até certo momento, só havia diversão em suas vidas. Entretanto, logo vários problemas cotidianos chegam na vida das duas.
Cada demografia costuma aproveitar mais de gêneros específicos. Obras para crianças e jovens tendem a ter muito mais fantasia e ação do que obras adultas. Uma obra josei costuma ter muito mais romance, mas não significa que não possa usufruir de elementos de gêneros diversos. Uma obra josei apresenta características específicas, como por exemplo:
- Retratar relacionamentos maduros e que envolvam sexualidade.
- Presença de temas como a violência, depressão, traição ou então abuso.
- Situações reais que fazem parte do cotidiano feminino, como a maternidade.
- Enredo complexo, críticas sociais e liberdade de expressão feminina.
- Maior preocupação com personagens bem estruturados.
Os principais títulos Josei
Nós dissemos o que significa a expressão josei, mas você já conhece seus os principais títulos? Se deseja conhecer, então acompanhe a nossa seleção! Lembrando que esses são alguns dos mais famosos e para servir de melhor exemplo para a matéria. Afinal, há outras obras da demografia que são sensacionais também! Além disso, originalmente eu publiquei essa matéria no início de 2022. Desde então, já houve outros lançamentos josei, como a saga A Feiticeira do Castelo, de John Tarachine.
Nana
Nana é uma série de mangá josei escrita e ilustrada por Ai Yazawa. A série teve sua publicação na revista Cookie através da Shueisha. A série recebeu uma adaptação para anime de 47 episódios pelo estúdio Madhouse, mas infelizmente não está disponível atualmente para os streamings.
Por uma estranha coincidência, duas jovens chamadas Nana se conhecem no trem rumo a Tóquio. A partir de então, elas fazem amizade e decidem que morariam juntas. E uma estava sempre apoiando a outra, mas por quanto tempo?
QQ Sweeper
A obra QQ Sweeper foi escrita e ilustrada por Kyousuke Motomi. Posteriormente, teve sua adaptação em um anime curto. QQ Sweeper aborda a vida de uma estudante, Fumi Nishioka, que foi encontrada dormindo em um prédio da escola, por um membro da limpeza, Kyoutaro. Só que ele se revela como um varredor que busca limpar as energias negativas da mente das pessoas. Portanto, quando a garota descobre esse segredo, ela é levada para se tornar uma Sweeper também. Será que é tão simples assim esse trabalho?
Koe no Katachi – A Voz do Silêncio
Koe no Katachi já retrata sobre perdão e redenção. Sua história, escrita e ilustrada por Yoshitoki Ōima, é sobre uma menina surda, Shoko Nishimiya, e um garoto desiludido com a vida, Shouya Ishida. Quando a menina ingressou na escola, ela sofreu bastante bullying nas mãos desse garoto e de seu grupo maldoso. Em seguida, a direção descobriu e o garoto levou a culpa de tudo sozinho, onde acabou sendo excluído pelo seu grupo de amigos. Os anos se passam e os dois se reencontraram. Agora, o garoto tenta se redimir pelo que fez com ela.
Taiyou no le
A série de mangá Taiyōu no Ie, escrita e ilustrada por Ta’amo, traz temas voltados para tristeza e alegria. A protagonista, Motomiya Mao, possui uma relação complicada com seus pais desde pequena. Portanto, ela sempre passa muito tempo no lar dos Nakamura, a família de uma amiga. Afinal, é ali onde encontra conforto e segurança.
Entretanto, seus pais se separam quando ela fez 16 anos de idade. Rapidamente, seu pai se casa novamente. Para “melhorar”, a sua amiga se muda, então só poderia relaxar com seu amigo Hiro. Entretanto, essas visitas ao Hiro acabam tendo algo a mais…
Até o presente momento, não houve adaptações do mangá (ao menos, não foram trazidos ao Ocidente).
Paradise Kiss
Em último lugar, a famosa obra Paradise Kiss! A obra também foi escrita e ilustrada por Ai Yazawa. Yukari Hayasaka é uma aluna de ensino médio que escuta seus pais e frequenta a escola todo santo dia. Quando ela começa a questionar seu modo de vida, então ela encontra um grupo de estudantes de design de moda que têm uma marca de roupa conhecida como “Paradise Kiss”.
O grupo precisa encontrar um modelo urgentemente! Dessa forma, podem mostrar seus projetos em um up-coming desfile de moda. Logo decidem chamar Yukari. A história segue Yukari conforme ela se envolve no grupo e se apaixona pelo seu líder, George.