Teoria: E se Sukuna não for o antagonista de Jujutsu Kaisen?

Sukuna de Jujutsu Kaisen é considerado o principal antagonista da série - mas há realmente alguma verdade nisso?

Sukuna de Jujutsu Kaisen | Gege Akutami, estúdio MAPPA
Sukuna de Jujutsu Kaisen | Gege Akutami, estúdio MAPPA

Teoria: E se Sukuna não for o antagonista de Jujutsu Kaisen?

Jujutsu Kaisen é uma popular série de mangá escrito e ilustrado por Gege Akutami com muitos personagens icônicos. Atualmente, a adaptação em anime pelo estúdio MAPPA está disponível pela Crunchyroll. Os protagonistas Yūji Itadori, Megumi Fushiguro e Nobara Kugisaki conquistaram muitos fãs, mas estamos aqui para falar de Sukuna, o principal antagonista da série. Sukuna, um lendário feiticeiro de jujutsu do mal, reencarna dentro do corpo de Yuji e deve viver ao lado dele para alcançar seus objetivos. Embora não esteja claro quais são os verdadeiros objetivos de Sukuna, a partir das dicas dadas ao longo do Jujutsu Kaisen até agora, está claro que ele poderia facilmente causar um evento devastador. E se Sukuna não for o antagonista de Jujutsu Kaisen?

E garanto que não fui a única a ter esse questionamento sobre se Sukuna for ou não for o antagonista de Jujutsu Kaisen, mas vamos a algumas explicações sobre isso. Afinal de contas, apesar de conhecermos ele como o antagonista principal, os fãs tiveram pouca visão sobre Sukuna. É fácil rotular Sukuna como um vilão óbvio devido à sua reputação e status de maldição, contudo, Jujutsu Kaisen pode estar criando uma reviravolta com seu personagem. Houve casos em que a série sugere que Sukuna é útil para Yūji. Embora o número desses incidentes não seja muito, ainda é algo a considerar.

O que a lenda diz sobre Sukuna?

Sukuna, o Rei das Maldições, foi um Feiticeiro de Jujutsu que viveu durante a era de ouro do Jujutsu mais de 1000 anos antes dos eventos atuais. Embora tenha poucas explicações atualmente, sabemos que ele tinha duas cabeças e quatro braços, apesar de ser humano. Certamente, o autor se inspirou no folclore e na mitologia japonesa, que também possui um Ryōmen-Sukuna com bastante força e inteligência. Dessa forma, o Sukuna do anime e mangá é um símbolo de que ele possui os mesmos atributos em força e personalidade.

Conforme Gojo Satoru, Sukuna era tão forte que os feiticeiros tiveram que combinar seus poderes para derrotar Sukuna. Mesmo assim, eles não poderiam destruí-lo. Em última análise, os feiticeiros daquela época tiveram que cortar todos os dedos de Sukuna e selá-los como objetos de maldição. Mais de um milênio se passou, mas seus poderes ainda permanecem.

Sukuna devolve seu corpo a Yūji Itadori

Durante o primeiro arco, os superiores enganaram os primeiros anos para cuidar de uma missão difícil. Foi um plano elaborado por eles para se livrar de Yūji, uma ameaça para a sociedade Jujutsu enquanto Gojo estava fora em outra missão. As coisas correram de acordo com o plano deles quando o útero amaldiçoado se transformou em uma maldição de grau especial, algo que os primeiros anos eram muito inexperientes para cuidar. As coisas pioram quando o útero amaldiçoado lança uma expansão de domínio e prende os primeiros anos lá. Por sorte, estava incompleto, então Megumi conseguiu encontrar uma rota de fuga.

Assim que Megumi escapa do local, ele envia um sinal para Yūji, só que logo Sukuna assume o controle do corpo de Yūji Itadori e derrota o útero amaldiçoado facilmente. Depois disso, Sukuna realmente tenta devolver seu corpo a Yuji. Ele chama Yuji algumas vezes e tenta acordá-lo. No entanto, quando Yuji não responde, Sukuna fica feliz. A questão é que qualquer outro antagonista não teria tentado devolver seu corpo a Yūji.

Juramento de Sukuna com Yūji

Este é mais um incidente interessante que podemos refletir. Depois que ele “mata” Yūji, os dois conversam no subconsciente de Sukuna. Yūji foi hostil com Sukuna por matá-lo, mas não é uma atitude que poderíamos julgar. Quem não ficaria chateado? No entanto, Sukuna estava bastante calmo e propõe um acordo onde ele reviverá o nosso protagonista de cabelos cor-de-rosa, e ambos podem continuar vivendo como antes. O único problema é que Yūji terá que concordar em fazer um voto de vinculação com ele. Havia duas condições que envolvem o voto.

Em primeiro lugar, o voto permitirá que Sukuna assuma o corpo de Yūji por um minuto sem o seu respectivo consentimento. Em segundo lugar, o protagonista esquecerá tudo sobre o voto. Obviamente, Yūji recusa um acordo tão obscuro. Novamente, não podemos julgar a atitude do protagonista e Sukuna precisou prometer que durante o minuto em que estiver no controle, ele não machucará ou matará nenhum humano. Não era uma promessa vazia, já que quebrar um Voto de Vinculação significaria morte certa para humanos e espíritos. Portanto, este voto pode significar que Sukuna pode não ser completamente mau. Afinal de contas, que tipo de antagonista promete nunca machucar outra pessoa? E qual seria exatamente o propósito real desse juramento?

Por que Sukuna pode não ser o verdadeiro ou o único vilão de Jujutsu Kaisen?

Concluir que Sukuna não é realmente um antagonista (ou o principal deles) usando apenas esses dois incidentes parece ser um pouco exagerado, mas há outras razões para a teoria. Vamos começar com o mais importante aqui na conclusão: o anime e o mangá mostram várias maldições dando bastante trabalho aos protagonistas e aos outros feiticeiros, mas muitas vezes não sendo ligadas ao Sukuna.

Não, nós não podemos dizer que Sukuna seja o cara mais legal do mundo, mas me parece que outras maldições poderosas que darão mais trabalho. Anteriormente, já postei aqui sobre as maldições mais fortes de Jujutsu Kaisen. Sukuna é o mais poderoso, só que nada impede de outros se desenvolverem um pouquinho mais e darem muito mais trabalho. Concorda?

Como mencionado antes, o nome de Sukuna foi derivado do folclore e mitologias japonesas. As histórias falam sobre a figura misteriosa Ryōmen-Sukuna com grande força e inteligência. Há versões que o consideram um ser terrível e talvez até um demônio. No entanto, a principal versão diz que ele foi considerado um herói que se rebelou contra o governo tirânico do Japão. Até agora, os fãs estão cientes de que o mundo do Jujutsu está cheio de política e engano. Nem todos os feiticeiros são boas pessoas. Dito isso, me questiono qual versão Gege Akutami vai adotar.

Há uma possibilidade de se comprar o governo tirânico do Japão antigo mencionado nas lendas com os superiores do mundo do Jujutsu. Com essa possibilidade, pode-se considerar que o Sukuna (Feiticeiro Jujutsu) que existia há mais de 1000 anos estava indo contra as autoridades e o consideraram uma ameaça. Então, precisaram o impedir de alguma forma. Além disso, não há evidências conclusivas que sustentem as lendas. Em palavras simples, a verdade poderia ter sido adulterada por quem estava governando o mundo do Jujutsu naquele momento.

Você concorda com tudo que foi dito aqui ou acha que Sukuna que acabará sendo o principal antagonista mesmo? Conte para a gente! Válido lembrar que também já postei outra teoria sobre o mangá aqui antes: Teoria Jujutsu Kaisen: Itadori não é o Predestinado que deve morrer.

Caroline Ishida Date
Come to the Dark Side. We have coffee with cookies! ☕

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here