10 lições de vida que podemos aprender com Attack On Titan

Shingeki no Kyojin

10 lições de vida que podemos aprender com Attack On Titan (Shingeki no Kyojin)

Attack On Titan (Shingeki no Kyojin) é tão famoso que a série se tornou um fenômeno cultural. Todo mundo já ouviu falar e conquistou muitos fãs. Além disso, a série recebeu elogios e controvérsias iguais desde sua estréia. O mangá terminou em 2021, mas as conversas sobre a série nunca cessaram. E há lições de vida que podemos aprender com Attack On Titan (Shingeki no Kyojin)!

A série está cheia de comentários sociais, mas também há muitas lições de vida interessantes a serem aprendidas com a série. O cenário de Attack On Titan (Shingeki no Kyojin) apresenta uma realidade sombria e de pesadelo, mas há sabedoria a ser encontrada nessa escuridão. Confira as lições abaixo!


Não desista diante da adversidade

Attack On Titan

É um lema shounen bastante padrão neste momento, mas nunca desistir diante da adversidade é uma das lições mais importantes de Attack On Titan. Os heróis tiveram as probabilidades empilhadas contra eles centenas de vezes, e embora nunca parecesse que eles estavam destinados a vencer, eles nunca desistiram.

Como Eren disse uma vez: “Se você não lutar, você não pode vencer”. Quando alguém desiste antes mesmo de tentar fazer uma boa luta, nunca saberá se teve chance de vencer ou não. As circunstâncias da série são bastante aterrorizantes, mas esta é uma lição que pode ser aplicável ao dia-a-dia de qualquer pessoa.

Todo mundo perde na guerra

Attack On Titan

Independentemente das conversas na internet e alegações infundadas sobre a série, ela nunca glorifica a guerra. Na verdade, um de seus temas centrais é que todos perdem na guerra. Um lado pode sair vitorioso, mas ambas as partes perderão inúmeras vidas e deixarão milhões de outros traumatizados.

Alguns perdem seus companheiros; outros perdem a vida. No entanto, a verdade mais assustadora sobre a guerra é que alguns sobreviventes podem se perder no rescaldo. Seja por causa de um trauma psicológico ou por se tornar tudo o que juraram destruir, é comum que as pessoas se tornem uma casca de quem elas eram depois de anos de conflito cruel.

Qualquer um poderia ser o diabo na história de outra pessoa

10 lições de vida que podemos aprender com Attack On Titan

Durante séculos, os paladianos dentro das muralhas não sabiam que o resto do mundo os odiava pelos crimes de seus ancestrais. Os Marleyanos sofreram lavagem cerebral para acreditar que todos os Eldians eram demônios, então eles os odiavam sem ter conhecido um.

A série prega que qualquer um pode se tornar o diabo da história de outra pessoa. Há um ciclo interminável de violência entre Eldia e Marley porque, enquanto a luta continuar, a propaganda só ficará mais forte. Por extensão, as divisões entre os dois só se tornarão mais irreparáveis.

A liberdade pode ser apenas uma ilusão

Attack On Titan

Armin e Eren sempre acreditaram que se pudessem alcançar o mar além das muralhas. Eles viam o vasto oceano como um símbolo de sua liberdade, mas logo perceberam que não era esse o caso. Eles perceberam o quão complexo o mundo realmente é e quantos poderes diferentes estão em jogo para decidir o que realmente significa ser livre.

Quando os Escoteiros finalmente chegaram ao mar sobre o qual tinham ouvido falar tanto, Eren não estava animado. Em vez disso, ele estava bastante melancólico e até irritado por eles terem um caminho a percorrer antes que pudessem alcançar a verdadeira libertação. Como o resto do mundo os vê como os “Demônios das Ilhas”, eles ainda seriam discriminados e confinados aos rótulos dos outros.

É importante questionar tudo

10 lições de vida que podemos aprender com Attack On Titan

Uma das melhores citações da série foi quando Kruger disse: “Não existe verdade neste mundo. Essa é a nossa realidade. Qualquer um pode se tornar um deus ou um demônio. Basta alguém reivindicar isso como verdade. “

A lata vazia tende a chacoalhar mais alto. Nunca falha que a voz mais alta na sala é aquela que reúne o maior número de seguidores, independentemente de o que eles estão dizendo é a verdade ou não. Se mais pessoas acreditarem nas mentiras que estão vomitando, essas falsidades de repente se tornarão a realidade de todos. Na guerra, o lado que sai vitorioso é aquele que escreve os livros de história. Um tema central da série é que é importante questionar tudo.

Seja grato pelas pequenas coisas da vida

10 lições de vida que podemos aprender com Attack On Titan

A maioria das pessoas pensaria que seria impossível encontrar gratidão no cenário aterrorizante de Attack On Titan, mas os personagens provam o contrário. Armin estava agradecido por passar tempo com seus amigos em meio ao caos, enquanto Zeke teria ficado perfeitamente satisfeito em passar seus dias jogando uma bola de beisebol com o Sr. Ksaver.

Uma das melhores piadas da série foi o amor obsessivo de Sasha por comida, especialmente carne. Infelizmente, alguns dos personagens perderam de vista essas pequenas coisas da vida. No entanto, esses prazeres simples os mantinham firmes e lhes davam algo para retornar, não importa o quão cruel o mundo se tornasse.

Confie em si mesmo antes de qualquer outra pessoa

10 lições de vida que podemos aprender com Attack On Titan

Uma das melhores citações de Levi foi quando ele disse a Eren: “Decida. Você pode acreditar em si mesmo ou confiar nos soldados do Corpo de Investigação, inclusive eu. Não sei a resposta certa. Só não se arrependa de sua decisão.”

O que funciona para você pode não se aplicar a outra pessoa, e esta é uma das lições mais importantes da série. Mesmo que Eren tenha escolhido colocar sua fé no Survey Corps, ainda exigia uma quantidade considerável de autoconfiança porque confiar nos outros poderia ser um desafio por si só. Confiar na sua intuição é importante, mas é preciso muita coragem.

Perder a si mesmo é perigoso

Attack On Titan

Eren começou com objetivos nobres de derrotar todos os Titãs e conquistar as Muralhas. Ele queria destruir as forças opressoras que impediam que ele e seus amigos vivessem livremente, mas ele se tornou o próprio tirano que jurou destruir. O Rumbling de Eren resultou em 80% da população mundial sendo exterminada. A obsessão de Eren por vingança o levou ao fundo do poço.

Da mesma forma, Erwin também se tornou um monstro em sua luta para alcançar a verdade. Ele estava obcecado em provar que a teoria de seu pai sobre as pessoas fora dos muros estava certa, e não se importava com quantos de seus soldados morriam desnecessariamente no caminho para lá.

A história sempre se repete

Attack On Titan

Uma das lições mais importantes de Attack On Titan é que a história sempre se repete. A série afirma que a paz mundial é impossível porque o ciclo de violência nunca termina.

Houve uma disputa de séculos entre Marley e Eldia. Marley pintou os Paladians como Devils, então pessoas como Floch e os Jaegerists usaram isso como um distintivo de orgulho e usaram isso como motivação para atingir Marleyans. O ciclo de violência e ódio nunca termina porque quando um lado ataca, o outro lança um contra-ataque. Quando Shiganshina foi destruída, Paladis respondeu destruindo Liberio. Ambos os ataques resultaram em baixas em massa, mas todos se sentiram vítimas.

O mundo não é preto e branco

gabi attack on titan

Eren e Gabi cresceram com o mesmo objetivo de aniquilar o outro lado por suas agressões infundadas percebidas. Eren ficou chocado que Reiner e Bertholdt eram seus inimigos o tempo todo, mas os outros dois ficaram igualmente atordoados com a gentileza do Paladino assim que entraram nas muralhas.

Por outro lado, Gabi matou Sasha porque achava que ela era má. Ela ficou chocada quando os amigos e a família de Sasha a trataram com bondade em vez de tentar matá-la pelo que ela tirou deles. Além disso, ela também aprendeu que não existem Eldians “bons” ou “ruins”. A lição mais importante da série é que o mundo não é preto e branco e que sempre há tons de cinza no meio.

Em conclusão, essas são as 10 lições de vida que podemos aprender com Attack On Titan. Conte para a gente: você concorda com essas lições? Além disso, acredita que há outras lições que podemos aprender com a obra?

As temporadas da série em anime Attack on Titan (Shingeki no Kyojin) estão disponíveis na Crunchyroll.

Confira também em nosso portal: Os 10 Melhores episódios de Shingeki no Kyojin (Attack on Titan) segundo o Myanimelist.

Goiana. Arqueóloga, focada em Educação Patrimonial. Redatora. Escritora. Apaixonada pela Cultura Brasileira e pela Cultura Geek. Cosplayer nas horas vagas gótica e gamer. Aqui no Meta Galáxia, colaboro com matérias sobre o universo geek: notícias, entrevistas com cosplayers, listas de filmes e animes, análises de animes e jogos, curiosidades e muito mais!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here