Tears of the Kingdom corrige a inconsistência da linha do tempo de Legend of Zelda

A história de Tears of the Kingdom pode ter finalmente ajudado a dar sentido ao aspecto mais confuso da linha do tempo oficial de Legend of Zelda.

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Wallpaper de The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom / Créditos na imagem

Tears of the Kingdom corrige a inconsistência da linha do tempo de Legend of Zelda

A linha do tempo oficial de The Legend of Zelda é conhecida por suas reviravoltas estranhas, divisões e inconsistências. O debate sobre a ordem correta da linha do tempo de Zelda persiste desde antes do lançamento da linha do tempo oficial em Hyrule Historia, e o livro apenas contribuiu para a confusão. Uma das principais fontes de complicação foi a confirmação da existência de uma divisão da linha do tempo em três ramos após Ocarina of Time.

Embora a divisão em duas já fosse confusa, a terceira “Linha do Tempo da Queda” (ou A Era do Declínio) foi a mais notável e absurda. Enquanto os cronogramas para crianças e adultos podiam ser justificados até certo ponto, o cronograma da queda apresenta um cenário hipotético em que Link falha em derrotar Ganondorf em OOT. A lógica por trás dessa linha do tempo gerou muitas perguntas entre os fãs, incluindo a ausência de outras situações hipotéticas de divisão da linha do tempo em outros jogos e o que exatamente teria acontecido em OOT para justificar tal cenário.

Felizmente, o mais recente jogo da franquia, The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom, parece ter esclarecido a estranheza, pelo menos no que diz respeito à linha A Era do Declínio.

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Por que a linha do tempo A Era do Declínio era confusa?

The Legend of Zelda

A divisão da linha do tempo de Zelda em Ocarina of Time faz sentido em diversos aspectos. Quando Link retorna ao passado no final do jogo, ele deixa o período adulto para trás permanentemente. No entanto, os créditos finais evidenciam claramente que suas ações naquela versão futura de Hyrule ainda tiveram consequências reais para as pessoas que continuaram a viver suas vidas depois de sua partida. Além disso, ao retornar ao passado e se tornar criança novamente, Link embarca em uma nova aventura que culmina na Máscara de Majora, justificando assim a existência contínua da linha do tempo da criança. Portanto, as linhas do tempo do adulto e da criança fazem sentido lógico, considerando as viagens de Link entre dois períodos de tempo distintos.

No entanto, quando a Linha do Tempo da Queda (ou A Era do Declínio) entra em cena, as coisas ficam mais estranhas. Essa linha do tempo relata o que teria ocorrido se Link tivesse falhado em sua missão e sido derrotado por Ganondorf, permitindo que o vilão demoníaco causasse estragos irrestritos em Hyrule. Isso resulta em jogos como A Link to the Past e The Legend of Zelda, apresentando uma versão mais bestial de Ganon e um Hyrule mais sombrio. Embora intrigante, essa é tecnicamente uma linha do tempo que nunca é explorada por Link no jogo, o que a torna uma surpresa inesperada.

Embora os jogadores possam morrer a qualquer momento da missão, levando Link a falhar em sua busca, esse cenário poderia ser aplicado a todos os outros jogos. No entanto, isso não resulta em linhas de tempo da queda individuais para cada jogo. Embora os fãs tenham especulado várias possibilidades para explicar essa aparente inconsistência, até agora o universo não ofereceu uma explicação suficiente.

Como The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom ajuda a explicar a possibilidade da linha do tempo da queda

Legend of Zelda

A narrativa de Tears of the Kingdom utiliza o mesmo conceito de enredo que possibilitou a divisão da linha do tempo em Ocarina of Time: viagem no tempo. No entanto, TOTK aborda isso de maneira distinta, levando a Princesa Zelda a viajar acidentalmente 10.000 anos no passado, até o período em que Hyrule foi fundado pelo Rei Rauru e pela Rainha Sonia. Ao contrário de Link em OOT, Zelda, a partir desse ponto, permanece no mesmo período temporal, transformando-se em um dragão imortal e vivendo ao longo desse tempo até o período atual de TOTK. O aspecto intrigante é que Zelda participa ativamente dos eventos do passado que a levam a ser transportada de volta.

Em termos simples, o fato de Zelda ser enviada ao passado é causado por suas próprias ações nesse período, sendo, portanto, enviada lá inicialmente. O resultado é um loop de tempo infinito, onde Zelda está sempre destinada a retornar ao passado, e isso ocorre devido às suas próprias ações no passado. Esse paradoxo peculiar pode suscitar diversas questões, mas, ao mesmo tempo, aborda pelo menos uma lacuna na Linha do Tempo de Zelda desde sua primeira postulação em Hyrule Historia: a existência da Linha do Tempo de Downfall.

Com a Princesa Zelda retrocedendo no tempo e iniciando um loop temporal interminável, torna-se compreensível que uma Linha do Tempo da Queda exista, onde Link perde para Ganondorf. Anteriormente, esse era o aspecto mais desconcertante da Linha do Tempo de Zelda, mas considerando que a viagem de Zelda no tempo torna seu destino predestinado, ela está fadada a perpetuar o ciclo, resultando em realidades alternativas que variam, contanto que o desfecho final permaneça inalterado. Essa abordagem também pode explicar fenômenos aparentemente estranhos em Breath of the Wild e Tears of the Kingdom, como a presença de diferentes raças que só surgem em linhas do tempo paralelas, e cada jogo de cada linha do tempo faz referências a Hyrule.

As possíveis inconsistências com a teoria do loop temporal

The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom

Uma abordagem significativa para desafiar o conceito de loop temporal em Tears of the Kingdom é sugerir que a fundação de Hyrule pelo Rei Rauru, conforme retratada no jogo, ocorre em um período distante de qualquer título anterior a Breath of the Wild (BOTW). Essa perspectiva foi levantada pelo diretor de TOTK, Hidemaro Fujibayashi, durante uma recente entrevista à Famitsu. Ele expressou a possibilidade de que a história da fundação de Hyrule poderia ter raízes em um passado mais antigo, onde o reino foi destruído antes da narrativa apresentada em TOTK. Nessa linha de pensamento, a refundação em TOTK sugere que Hyrule, como visto em jogos anteriores, teria enfrentado a destruição, levando à necessidade de Rauru e Sonia reconstruírem o reino. Assim, o momento em que a Princesa Zelda viaja de volta no tempo em TOTK corresponderia a esse período de refundação.

No entanto, mesmo apresentando essa sugestão, Fujibayashi parece não estar totalmente convencido por ela. Ele adiciona: “Mas não acho que seria divertido se fizéssemos dessa maneira, então espero que você goste mais imaginando as partes da história que ainda não foram contadas.” Essa declaração deixa claro que Fujibayashi está deixando espaço para a especulação dos fãs e para a possibilidade de a equipe Zelda expandir qualquer parte da narrativa em futuros jogos. Em verdadeiro estilo Zelda, os detalhes são deixados para a interpretação dos fãs, permitindo que decidam por si mesmos.

O que o loop de tempo infinito do TOTK pode significar para a linha do tempo de Zelda como um todo

Zelda Tears of the Kingdom

Se a Teoria do Loop Temporal retratar com precisão os eventos reais de Tears of the Kingdom (TOTK), certamente existem maneiras interessantes de conectar o jogo a outros títulos da série, indo além da Linha do Tempo de Downfall. O loop temporal infinito implicaria que cada jogo existe em um ciclo repetitivo interminável, possibilitando teoricamente explicar pequenas inconsistências nas histórias. Por exemplo, quando a Princesa Zelda age como se não conhecesse Link nos jogos Oracle, isso poderia ser resultado de uma reviravolta específica em que ela nunca o conheceu até aquele ponto. Surpreendentemente, o loop temporal também permite que milhões de jogadores experienciem qualquer história de maneira ligeiramente diferente, mas com o mesmo desfecho. No fim, enquanto os eventos se desenrolam da mesma forma, o destino de Zelda em TOTK permanece inalterado e continua como sempre foi destinado.

Ao final de TOTK, quando Link derrota Ganon e liberta a Princesa Zelda de seu estado dracônico, ele também a liberta do ciclo infinito da linha do tempo, pois os eventos do jogo já ultrapassaram o momento em que ela viajou de volta no tempo. Isso resulta em uma potencialmente infinita quantidade de Princesas Zeldas e Links, cujas linhas do tempo divergem no mesmo ponto. Dessa forma, essa teoria aborda de certa forma a maior preocupação que muitos fãs têm com a Linha do Tempo Oficial de Zelda ao longo dos anos. No entanto, ela também suscita novas questões sobre as implicações para a série e futuros jogos. Subitamente, a ideia de existirem múltiplos universos paralelos, como nos jogos Hyrule Warriors, pode não ser tão absurda de se considerar.

Caroline Ishida Date
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