Tears of the Kingdom é realmente o melhor jogo Legend of Zelda?

Tears of the Kingdom recebeu aclamação universal da crítica, mas muitos fãs de longa data de Zelda não sentem o mesmo. Então, qual é?

The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom
Reprodução: The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom

Tears of the Kingdom é realmente o melhor jogo Legend of Zelda?

Tears of the Kingdom foi lançado com grande entusiasmo e aclamação praticamente unânime da crítica, levando muitos a concluir que não é apenas o melhor jogo dos últimos anos, mas também o título mais destacado da franquia Legend of Zelda já lançado. No entanto, alguns fãs dedicados da longeva série Zelda criticaram TOTK por não incorporar alguns dos elementos-chave que fazem de Zelda uma franquia verdadeiramente especial. Infelizmente, a questão sobre qual posição está correta persiste – ou será que ambas podem estar?

Tears of the Kingdom desfruta de uma popularidade imensa e tem o potencial de se tornar o jogo mais vendido da franquia, caso suas vendas continuem na mesma trajetória. Ainda assim, vendas e popularidade não contam toda a história, e entre os fãs, há um debate fervoroso sobre se TOTK pode verdadeiramente ser considerado o melhor ou se não se equipara aos clássicos. Na realidade, ao ser analisado de uma perspectiva, TOTK surge como o melhor jogo que a equipe de desenvolvimento da Zelda lançou até o momento.

No entanto, ao ser observado sob outra ótica, há jogos da série Zelda com décadas de existência que ainda executam certos elementos de maneira objetivamente superior a TOTK. É perfeitamente normal afirmar que um jogo é o melhor em determinados aspectos, enquanto outro se destaca em diferentes áreas, especialmente em uma série que continua a crescer, evoluir e inovar, como é o caso de The Legend of Zelda.

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O que Tears of the Kingdom faz melhor do que qualquer outro jogo da franquia Legend of Zelda

The Legend of Zelda Tears of the Kingdom


Embora os fãs do estilo mais tradicional dos jogos Zelda possam discordar, há áreas em que Tears of the Kingdom (TOTK) realmente supera seus predecessores. Uma das melhorias mais evidentes encontra-se nos gráficos, o que é compreensível, considerando que o Switch é o hardware mais potente já lançado pela Nintendo. Juntamente com esse aumento de poder de hardware, destaca-se o tamanho da representação de Hyrule em TOTK, que é facilmente o maior e mais detalhado mundo aberto que os entusiastas de Zelda já tiveram a oportunidade de explorar. Em nenhum outro jogo os jogadores podem mergulhar perfeitamente do céu em um buraco na terra, levando a uma caverna subterrânea do tamanho total do mapa do mundo superior. É essa singularidade que distingue TOTK de todos os outros jogos disponíveis.

Outro aspecto que torna a exploração tão envolvente em TOTK são seus controles, que o jogo domina e otimiza em comparação com Breath of the Wild (BOTW), permitindo que os jogadores atravessem o ambiente com facilidade, escalando, saltando e mergulhando em Hyrule. Não apenas os controles de movimento em geral são excelentes, mas o combate parece estar em seu auge. Mesmo diante da crítica frequente à mecânica de durabilidade das armas, a ampla variedade de tipos de armas e conjuntos de armaduras exclusivos que Link pode equipar representa um avanço significativo em relação a qualquer jogo da série, incluindo BOTW. Certamente, há áreas em que TOTK pode ser aprimorado, mas as inúmeras pequenas nuances que acerta são notáveis, proporcionando uma experiência única que nenhum outro título da série Zelda teria sido capaz de oferecer no passado.

E o que outros jogos da franquia The Legend of Zelda ainda fazem melhor?

The Legend of Zelda

Apesar da experiência envolvente e excelente proporcionada por Tears of the Kingdom, ela não é, de fato, perfeita, especialmente quando considerada como parte integral da renomada franquia Zelda. De maneira compreensível, há certos elementos dos jogos mais tradicionais que os fãs sentiram falta no TOTK.

Possivelmente o aspecto mais marcante dos jogos Zelda clássicos, que se mostrou relativamente menos inspirador em TOTK, são suas masmorras. Para muitos fãs de Zelda, as masmorras representam a parte mais crucial do jogo, sendo o local onde os jogadores passam a maior parte de seu tempo. Nas versões tradicionais, as masmorras servem como um teste de habilidade e inteligência do jogador até aquele ponto, exigindo que Link aplique tudo o que aprendeu e utilize todas as ferramentas de seu arsenal. Além disso, muitas das mais memoráveis masmorras de Zelda são verdadeiramente fascinantes em termos de design arquitetônico e atmosfera, o que as torna ainda mais instigantes para explorar. Embora os templos temáticos de TOTK representem um avanço em relação às Divine Beasts de BOTW, eles ainda não conseguiram alcançar a imensa escala das masmorras mais queridas da série Zelda.

Outro aspecto ausente em TOTK, que se estende para o restante do jogo, são os itens específicos das masmorras. A importância desses itens na fórmula de jogabilidade de Zelda reside no fato de proporcionarem uma sensação de progressão linear, fazendo com que os jogadores sintam que estão verdadeiramente fortalecendo à medida que avançam no jogo. Descobrir um novo item intrigante após superar uma masmorra, desbloqueando assim uma parte totalmente nova do mundo superior para explorar, era uma sensação gratificante que muitos fãs sentiram falta tanto em TOTK quanto em BOTW.

Um último elemento do universo Zelda que muitos fãs consideraram que TOTK deixou a desejar foi a narrativa. Devido à progressão linear dos jogos anteriores, as histórias de Zelda seguiam uma trajetória narrativa linear que, em seu auge, se desdobrava como um épico clássico de conto de fadas, repleto de momentos genuinamente emocionais. Em títulos como Ocarina of Time, The Wind Waker e Twilight Princess, a linearidade na progressão da história desempenhava um papel importante, conferindo mais impacto à construção de cada masmorra e, eventualmente, à batalha final contra Ganon.

Embora TOTK tenha uma narrativa sólida em sua essência, a maneira como a história foi apresentada limitou a capacidade de transmissão das emoções de muitas cenas. Mesmo com dublagens excelentes e um conceito único por trás dos personagens, figuras como Ganondorf e King Rauru não conseguiram transmitir a mesma organicidade e memorabilidade encontradas em jogos como The Wind Waker. Sempre haverá concessões que os desenvolvedores precisam fazer para aprimorar um aspecto da jogabilidade em detrimento de outro, mas os fãs continuam a almejar o melhor dos dois mundos.

A influência duradoura de The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom ainda está para ser vista

The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom

O que outros jogos da série Zelda têm sobre Tears of the Kingdom (TOTK) é, sem dúvida, sua influência e impacto na indústria de jogos como um todo. Alguns títulos da franquia tiveram um impacto tão significativo que literalmente mudaram a trajetória da história dos videogames, estabelecendo padrões e conceitos de jogabilidade que foram adotados, emulados e reproduzidos em diversos outros jogos desde então.

Link to the Past é um desses jogos pioneiros. O ciclo de jogo de um grande mundo aberto que bloqueia o progresso por meio de itens de masmorras não apenas influenciou profundamente a franquia Zelda, mas também deixou sua marca nos jogos de ação e aventura como um todo. Além disso, sua ênfase em equilibrar quebra-cabeças complexos com combates dinâmicos ainda é perceptível nos jogos atuais. Outro título de destaque, Ocarina of Time, teve um impacto semelhante com seu sistema Z-Targeting, que ajudou a definir o combate em jogos de ação 3D desde então. Mais recentemente, a abordagem ao ar livre de Breath of the Wild estabeleceu um padrão para a exploração de mundo aberto, influenciando vários jogos subsequentes, incluindo TOTK.

Jogos como Link to the Past, Ocarina of Time e até Breath of the Wild alteraram literalmente o curso da história dos videogames devido às ideias revolucionárias que introduziram e à forma como inovaram o meio. Como uma sequência direta de um desses jogos influentes, TOTK incorpora muitos dos elementos que fizeram de BOTW um título excelente. No entanto, permanece a incerteza quanto à sua capacidade de contribuir com novas ideias suficientes para criar um legado duradouro por seus próprios méritos.

Cada novo jogo Zelda deve ser o melhor da série

The Legend of Zelda

Em uma série como The Legend of Zelda, os fãs naturalmente esperam que cada novo jogo traga inovações e melhorias em relação aos seus predecessores. Em um cenário ideal, cada lançamento da franquia Zelda seria automaticamente considerado o melhor, dada a progressão contínua. Nesse sentido, Tears of the Kingdom (TOTK), como o mais recente título da série, é, por definição, considerado o ápice. De certa forma, TOTK atende a essa expectativa, destacando-se com gráficos excepcionais, um vasto mundo aberto, uma sensação de liberdade e opções de personalização que são inegavelmente superiores a qualquer jogo anterior da série. No entanto, há elementos dos clássicos como A Link to the Past (ALTTP) e Ocarina of Time (OOT) que permanecem inigualáveis até hoje.

Para muitos fãs, TOTK não atingiu essa expectativa máxima, embora para outros seja facilmente considerado um dos melhores jogos de todos os tempos. Objetivamente, alguns aspectos do TOTK se destacam como os melhores da franquia, mas a questão de ser o melhor em uma série com tantos títulos notáveis acaba sendo uma decisão subjetiva para cada jogador. A grande vantagem da franquia Zelda reside na sua capacidade de oferecer experiências fundamentalmente únicas em cada jogo, apesar de alguns elementos recorrentes. TOTK, sendo tão distinto, é difícil de comparar diretamente com os jogos Zelda 3D mais tradicionais, assim como não se compara aos títulos 2D de cima para baixo, cada um proporcionando uma experiência única aos jogadores. A preferência entre TOTK e os jogos Zelda clássicos dependerá, em grande parte, dos valores individuais de cada jogador em relação a um jogo.

No final das contas, os fãs de Zelda continuarão a debater sobre qual jogo é o melhor em qualquer ponto. Em termos de influência objetiva, ALTTP, OOT e BOTW são reconhecidos como os mais significativos, devido à maneira como inovaram a indústria de videogames. No entanto, TOTK apresenta melhorias em vários aspectos em relação aos jogos anteriores. O impacto duradouro de TOTK ainda é incerto, se será comparável ao de OOT ou BOTW, mas é uma conquista notável que só foi possível graças aos jogos que o precederam.

Caroline Ishida Date
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