Os melhores jogos com protagonistas bissexuais
Os desenvolvedores de jogos geralmente dão aos jogadores a opção de serem quem quiserem e personalizar os personagens como quiserem. Quando se trata de representação, essa pode ser uma ferramenta poderosa, especialmente para grupos marginalizados, pois permite que os jogadores se expressem e sintam uma conexão mais profunda com seus personagens. Tanto que, atualmente, há vários jogos com protagonistas LBTQIA+ – incluindo os protagonistas bissexuais. No entanto, um novo termo surgiu para encapsular esse nível de liberdade quando se trata de sexualidade. Chamado de “jogador-sexual”, o termo é dado a qualquer protagonista do jogo que não foi escrito para ter uma preferência sexual específica e deixa essa questão para o jogador decidir durante o jogo.
Embora esse tipo de liberdade seja indubitavelmente bom, é fácil confundi-lo com representação real, pois não tem o impacto de outros jogos como Night in the Woods e The Last of Us Part II que têm protagonistas canonicamente LGBTQ+. Jogos com protagonistas que são escritos para serem atraídos por mais de um gênero não são tão fáceis de encontrar. Hoje, nós decidimos trazer alguns jogos incríveis com protagonistas bissexuais!
Você também gostará de ler em nosso portal:
- 5 quadrinhos internacionais LGBTQIA+
- Cinco quadrinhos LGBTQIA+ para conhecer
- Quadrinistas e ilustradores LGBTQIA+ para você conhecer
- Dica: 6 mangás LGBTQ+ para ler agora
- 10 melhores casais LGBTQ+ em anime
- 10 animes LGBTQ+ que você precisa assistir
- Dica: 6 mangás LGBTQ+ para ler agora
- 10 Melhores Casais da DC Comics
- 10 melhores casais LGBTQ+ em anime
- Séries LGBTQ+ se você gostou de Heartstopper
- Os melhores jogos com representação assexual e arromântica
O protagonista sem nome de Unpacking
Unpacking segue um protagonista invisível, que os jogadores assumem ser uma garota. O jogo dá aos jogadores dicas sobre a identidade desse personagem através da narrativa ambiental. O jogador descompacta caixas de pertences do protagonista de tempos em tempos, enquanto eles se movem entre diferentes situações de vida ao longo dos anos.
Muita coisa pode ser insinuada ao descompactar esses objetos, como a idade do personagem, seus hobbies, sua profissão e até com quem ele está namorando. Em algum momento, a protagonista decide morar no apartamento do namorado, embora não dê certo. Mais tarde, eles vão morar com uma namorada, e os jogadores podem ver que sua família está crescendo pela presença de um berço no quarto.
Zagreus de Hades
Hades é um rastreador de masmorras roguelike cheio de lindos deuses gregos. Segue a história do filho de Hades, Zagreus, que decidiu sair do submundo à força bruta. Em suas tentativas de fuga, Zagreus conhece outros deuses e tem a opção de namorar três deles: Dusa, Megera e Thanatos.
Zagreus pode namorar mais de um personagem ao mesmo tempo e seguir uma rota poliamorosa sem quebrar o caminho do romance de ninguém. Os desenvolvedores de Hades revelaram que a bissexualidade de Zagreus foi projetada assim desde o início e que fazia todo o sentido com o cenário da mitologia grega, algo que Assassin’s Creed Odyssey também tentou replicar. O jogo está disponível via Steam e Epic Games.
Sam de A Normal Lost Phone
Assim como Unpacking, A Normal Lost Phone (que está em nossa lista de games indie criados por mulheres) conta a história de um protagonista misterioso que não aparece diretamente no jogo. Os jogadores encarnam um estranho que encontra o telefone de Sam e decide dar uma olhada em sua vida pessoal, passando por mensagens, e-mails, fotos e até aplicativos de namoro.
Os jogadores descobrem que Sam está passando por momentos difíceis e está questionando quem eles são. Ao ler as mensagens, fica claro que Sam estava anteriormente em um relacionamento com uma garota e depois se interessou por um garoto. Sam também experimenta o cross-dressing e participa de fóruns de transgêneros, procurando um lugar para pertencer e compartilhar sua experiência com os outros.
Axton de Borderlands 2
O que começou como um “bug” em Borderlands 2 foi mais tarde adotado pelos desenvolvedores da franquia. Axton, um dos personagens principais, deveria flertar apenas com personagens femininas, mas graças a um bug, ele usa as mesmas falas ao reviver companheiros de equipe masculinos.
Os desenvolvedores decidiram aproveitar a oportunidade e incorporá-la ao personagem. Alguns fãs torceram o nariz sobre as origens da sexualidade de Axton, mas com o lançamento do DLC Borderlands 2: Tiny Tina’s Assault on Dragon Keep, Axton conseguiu linhas mais exclusivas para retratar sua bissexualidade, dizendo que ele está lá fora para armas e mulheres – e às vezes caras .
Jill de VA-11 Hall-A
VA-11 Hall-A é sobre ser um bartender em um universo cyberpunk, fazendo bebidas e ouvindo as histórias dos clientes. O jogo tem a característica incomum de desbloquear finais diferentes com base em quais bebidas são servidas e quanto álcool (Karmotrine) eles tinham. A protagonista é Jill, uma mulher bissexual que em algum momento teve um relacionamento com uma garota chamada Lenora.
Ao longo do jogo, Jill é questionada sobre suas preferências por um homem ideal, e fica claro que ela tem uma queda por sua chefe, Dana Zane. Embora o VA-11 Hall-A tenha uma representação positiva da comunidade LGBTQ+ em geral e tenha outros personagens queer no elenco, saiba que este jogo frequentemente toca em tópicos sensíveis e maduros que podem ser desencadeantes para alguns.
Clementine de The Walking Dead: The Final Season
Os jogos de The Walking Dead são todos sobre decisões dramáticas, e é no arco final de Clementine que o jogo apresenta a escolha de quem ela pode se interessar romanticamente. Os jogadores podem escolher entre Violet e Louis, dois fornecedores de suprimentos e membros importantes do grupo. Violet é do tipo reservado e um tanto hostil, enquanto Louis é um tipo artístico e extrovertido.
Quer os jogadores queiram persegui-los romanticamente ou não, chegará um momento em que eles devem salvar apenas um deles, colocando o outro em uma situação terrível. Embora este jogo possa facilmente cair no poço “jogador-sexual”, um ex-membro da Telltale confirmou através do Twitter que Clementine é de fato bissexual.
Em conclusão, esses são alguns jogos sensacionais que nós conhecemos com protagonistas bissexuais. Acredita que esquecemos de algum? Se sim, então comente aqui! Amaremos conhecer novos jogos!
Obrigada por ler até aqui! Você sabia que o portal Meta Galáxia possui muitas resenhas e análises? Nossas últimas análises foram dos jogos Resident Evil 4 Remake e Bramble: The Mountain King! Se procura por mais jogos legais, então leia algumas de nossas publicações: Game Review de Souldiers, um Metroidvania Soulslike de respeito, Game Review de SILT, mergulhe e resolva puzzles ao estilo Limbo e Análise de Rogue Lords, o roguelike sombrio que nos convida a jogar com vilões! Além disso, você também podem ler a nossa matéria: Critérios – Como fazemos Críticas e Análises.