O que é Shounen? E quais seus principais títulos?

O que é Shounen? E quais seus principais títulos?

Blue exorcist - que é Shounen

O que é Shounen? E quais seus principais títulos?

Então, vamos para mais uma publicação falando sobre a categoria demográfica dentro do mundo dos animes e mangás? E a principal pergunta é: você sabe o que é shounen e, além disso, sabe quais são seus principais títulos?

Em primeiro lugar, as expressões shounen, seinen, shoujo e josei servem para indicar uma categoria demográfica (ou demografia). E demografia está relacionado ao público-alvo de cada obra. No mundo ocidental, basicamente então é como falarmos de classificação indicativa. E certamente você não quer colocar animações violentas para as crianças da casa, correto? Então acompanhe nossas matérias para compreender cada uma dessas expressões!

Quer compreender melhor sobre as demografias de animes e mangás? Se sim, então confira em em nosso portal:

O que é shounen?

naruto

Shounen é a expressão que diz que as obras são direcionadas ao público juvenil, principalmente os rapazes adolescentes. Uma obra shounen tende a possuir como principais características: muita ação, muitas lutas e personagens poderosos. Também poderemos encontrar, embora com menos frequência, algumas obras de comédia e romance.

É interessante notar que, mesmo sendo focado ao público juvenil, tais obras costumam ser tão boas que acaba englobando mais faixas etárias. Sim, teoricamente é para o público entre 12 a 18 anos, mas alguém que acompanha Dragon Ball ou One Piece desde a sua adolescência não para de assistir após fazer 18 anos. Então, é comum ver pessoas na faixa dos 20 e 30 anos acompanhando, ou até mesmo uma pessoa com mais de 40 anos fazendo cosplay dos personagens de Dragon Ball.

Outra curiosidade certamente legal é que muitos dos animes que ganham dublagem brasileira pertence ao shounen. Inclusive, um grande shounen do momento é One Piece, que está recebendo adaptação em live-action pela Netflix.

Válido ressaltar: muitos animes e mangás de ação podem ser assistidos por crianças e adolescentes, mas desde que seja das demografias shoujo, kodomo e shounen! Portanto, recomendo cuidado e que sempre confiram a classificação indicativa! Embora não seja comum vermos shounen que sejam +18, muitas vezes podemos encontrar problemáticas. Dessa forma, se atentem às listas que mostram animes como Death Note como se fosse para adolescentes. Muitas obras, como por exemplo Berserk, Death Note, Platinum End e Elfen Lied, são obras adultas – mais especificamente, todas essas obras citadas são seinen! Inclusive, atualmente há muita polêmica sobre Chainsaw Man que é bastante violenta e recomendada para maiores de idade, mas muitos ainda consideram shounen.

Os principais títulos shounen

Após essa leitura toda, acredito que nada melhor do que conhecermos alguns dos principais títulos shounen, não é mesmo? Algumas obras importantes de citarmos são: Bleach, escrito por Tite Kubo; Hunter x Hunter, criado por Yoshihiro Togashi; Fullmetal Alchemist, criado por Hiromu Arakawa; My Hero Academia, escrito por Kohei Horikoshi; Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba, criado por Koyoharu Gotouge e Yu Yu Hakusho, por Yoshihiro Togashi. Entre várias outras obras importantes que podemos falar, abaixo eu trouxe 5 títulos shounen clássicos:

One Piece

One piece - o que é shounen

Disponível: Netflix e Crunchyroll

A famosa e amada franquia criada por Eiichiro Oda, que começou em 1997 com o lançamento do mangá e que, posteriormente, foi adaptado em um OVA em 1998 e no anime, transmitido no Japão desde 1999. A história narra Monkey D. Luffy, um jovem que, inspirado pelo poderoso pirata Shanks, sai em uma grande aventura do mar East Blue para encontrar o One Piece e proclamar-se o Rei dos Piratas.

Fã de One Piece, de Eiichiro Oda? Se sim, então confira também em nosso portal:

Dragon Ball Z

Dragon Ball Z

Disponível em: Crunchyroll e Globoplay

Quando as forças do mal mais poderosas da galáxia descobrem os poderes de concessão de desejos de Dragon Ball, elas os procuram em busca da imortalidade. Apenas o guerreiro Saiyan, Goku, pode detê-los – mas ele terá poder suficiente para salvar o universo inteiro da aniquilação?

Muitas vezes considerado uma das maiores séries de anime de todos os tempos, Dragon Ball Z é uma adaptação animada do lendário mangá de mesmo nome. Lançado pelo artista Akira Toriyama em 1989, Dragon Ball Z é uma continuação da franquia Dragon Ball.

Blue Exorcist

Blue exorcist - o que é Shounen

Disponível: Netflix e Crunchyroll

Blue Exorcist é uma série de mangá escrita e ilustrada por Katou Kazue. A fantasia sobrenatural é sobre Rin Okumura, um adolescente que descobre que é o filho de Satã e também o herdeiro dos poderes de Satã. Quando Satã mata o pai adotivo de Rin e de seu irmão gêmeo, então decide se tornar um exorcista para derrotar seu pai. Posteriormente, a obra teve a adaptação em anime pelo estúdio A-1 Pictures em 2011.

Saint Seiya

saint seiya - o que é shounen

Disponível atualmente em: Netflix

Eis aqui uma obra nostálgica! Quem não assistiu a animação na TV aberta? Saint Seiya, mais conhecida no Brasil como Os Cavaleiros do Zodíaco, é uma série japonesa de mangá e anime escrita e ilustrada por Masami Kurumada. A primeira publicação do mangá foi em dezembro de 1985 e, em seguida, adaptada para anime de 114 episódios pelo estúdio Toei Animation (o mesmo que produziu Dragon Ball) entre 1986 e 1989.

A aventura fantástica é centrada em um órfão chamado Seiya, forçado a ir ao Santuário na Grécia para então obter a Armadura de Bronze de Pégaso, uma veste usada pelos Cavaleiros da deusa grega Athena.

Após despertar o poder dos Cavaleiros, Seiya se torna o Cavaleiro de Pégaso e retorna ao Japão para encontrar sua irmã mais velha, pois esta havia desaparecido no mesmo dia em que ele foi ao Santuário. Mas para obter ajuda para encontrá-la, Seiya precisará participar de um torneio chamado de Guerra Galática. Com o sucesso do mangá e do anime, posteriormente a franquia teve continuações!

Inclusive, a franquia tem um fã clube brasileiro: Os Cavaleiros do Zodíaco – CavZodiaco.com.br.

Naruto

Naruto

Disponível em: Netflix e Crunchyroll

A aventura fantástica do ninja favorito do público. A série de mangá foi escrita e ilustrada por Masashi Kishimoto entre 1999 a 2014 e conta a história de Naruto Uzumaki, um jovem ninja que procura por reconhecimento e sonha em se tornar Hokage. A história é dividida em duas partes: os anos de sua pré-adolescência e, em seguida, a sua adolescência. O anime estreou no Japão em 3 de outubro de 2002.

Caroline Ishida Date
Come to the Dark Side. We have coffee with cookies! ☕

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here