8 shounen que fizeram história

As obras shounen como Dragon Ball e My Hero Academia foram totalmente inovadores, inaugurando novas eras no mundo dos animes e mangás.

Dragon Ball Z

8 shounen que fizeram história

Animes e mangás shounen têm existido há décadas, apresentando temas fortemente centrados no crescimento, camaradagem e determinação. Ao longo do tempo, eles passaram por uma infinidade de tropos e tendências, estabelecendo uma conexão e compreensão com a comunidade de anime, ao ponto de o termo se tornar quase sinônimo do meio em si. Não é todo dia que uma nova série quente surge para revolucionar a indústria, trazendo mudanças para melhor ou para pior, graças às inovações que traz consigo. A maioria dessas mudanças tem sido benéfica, gradualmente levando o anime a um público mais amplo e transformando o meio em algo familiar para todos. Hoje, trouxemos 8 obras shounen que fizeram história!

Quer compreender melhor sobre as demografias de animes e mangás? Se sim, então confira em em nosso portal:

Dragon Ball

Quase todos os elementos associados aos mangás e animes shounen hoje remontam a Dragon Ball Z, o que o torna uma das obras que fizeram história. A série já era incrivelmente famosa durante sua iteração inicial como Dragon Ball; no entanto, foi com Z que ela se tornou um nome familiar, mesmo para aqueles que não eram fãs de animes.

Dragon Ball Z continua sendo uma propriedade intelectual amada, apesar dos contratempos que a reputação da franquia possa ter enfrentado ao longo dos anos, especialmente devido à adaptação desastrosa em live-action. O fato de a série ainda receber novo conteúdo é uma prova de seu poder de permanência e da influência cultural que continua exercendo sobre o mundo dos animes.

Yu-Gi-Oh!

Do final dos anos 1990 até meados de 2010, o gênero de animes de batalha de cartas alcançou um pico imenso de popularidade, em grande parte devido ao sucesso da série Yu-Gi-Oh!. A história acompanha um jovem e seu alter ego, envolvendo-se em jogos de cartas de alto risco, onde o perdedor sofre consequências em desafios punitivos.

Essa série inspirou um gênero de brinquedos e animes focados em cartas comerciais, com suas próprias personalidades e tradições de jogo, como Bakugan, Shadowverse e o Pokémon Trading Card Game. Yu-Gi-Oh! se tornou o rosto dos jogos de cartas e dos animes de batalha de cartas, estabelecendo-se como o padrão de excelência até os dias atuais.

Fullmetal Alchemist

Em uma época em que sistemas de energia complexos eram raros e as batalhas de anime se limitavam a quem tinha as estatísticas mais altas, Fullmetal Alchemist foi uma brisa refrescante. Além de sua narrativa magistral, a grande contribuição de Hiromu Arakawa para o mundo do anime foi a criação de um sistema mágico natural e a maneira como o integrou de forma consistente ao mundo e à narrativa.

Embora outros animes já tivessem realizado o que FMA conquistou, foi a série de Arakawa que mostrou ao mundo o quanto um sistema de magia bem elaborado pode enriquecer uma série de anime. Desde então, outros animes seguiram seus passos, tentando incluir sistemas de energia coerentes em suas histórias.

Gintama

À medida que a popularidade dos Três Grandes começou a declinar, a Shonen Jump precisava de novas ideias para se manter no topo. Foi nesse contexto que surgiu Gintama, uma série quase que exclusivamente cômica, situada em um Japão Edo alternativo. A trama acompanha Gin e seus dois companheiros enquanto eles tocam um serviço de tarefas diversas.

O que torna Gintama tão adorado é, em grande parte, o uso de piadas que, embora às vezes possam ser inadequadas, acabaram se tornando uma experiência memorável. No entanto, alguns argumentam que a série meio que perdeu o fôlego no final, apresentando um desfecho um tanto sem brilho, com mais ênfase na ação e nas piadas do que no enredo. Independentemente disso, Gintama abriu caminho para mangás shonen mais humorísticos, demonstrando a força de piadas bem construídas.

Naruto

Muitos fãs de anime fora do Japão tiveram seu primeiro contato com o anime através de um dos “Três Grandes” da Weekly Shonen Jump. Entre esses três, a maioria dos fãs ocidentais se tornou fã de Naruto, com Bleach frequentemente ocupando o segundo lugar, e One Piece ficando em último, em parte devido ao tratamento insatisfatório do anime no exterior.

Uma das razões pelas quais Naruto era tão cativante se devia às personalidades de seus três protagonistas: Naruto, Sasuke e Sakura. A dinâmica entre eles estabeleceu uma tendência no anime, na qual as equipes protagonistas consistiam de um protagonista confiante e extrovertido, um solitário taciturno e um suporte moral. Atualmente, as adaptações para série em anime de Naruto e Naruto Shippuden estão disponíveis via Netflix e Crunchyroll. Fã de Naruto? Se sim, então confira em nosso portal:

My Hero Academia

Por um período de tempo, os heróis no estilo de quadrinhos ganharam uma onda de popularidade após o sucesso consistente dos primeiros filmes da Marvel nas bilheterias. O mundo dos animes não foi exceção, com My Hero Academia conquistando o coração do público tanto no Japão quanto no exterior.

Embora existissem outros animes relacionados a heróis anteriores a My Hero, como o famoso One-Punch Man, é inegável que o sucesso do primeiro foi o responsável por trazer o anime para o mainstream. Publicada na Weekly Shonen Jump, a história acompanha as aspirações do jovem Deku em se tornar o maior herói do mundo, atingindo um nível de popularidade tão elevado que muitos começaram a acreditar que a série poderia ser a líder da segunda geração dos grandes sucessos do gênero.

Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba

Se My Hero Academia foi a série que fez com que quase todo mundo tomasse conhecimento dos animes, então Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba é o título que transformou o meio em algo familiar para todos. Com uma história emocionante, porém direta, de um jovem protegendo sua irmã, combinada com animação e ação impressionantes que superaram a maioria dos sucessos de bilheteria de Hollywood.

Desde que Demon Slayer incendiou o mundo, o anime apenas continua a elevar seu padrão, graças ao crescente número de novos fãs que estão contribuindo financeiramente para a indústria. A série em si é excelente, embora não seja a melhor. No entanto, sua influência está abrindo caminho para futuros projetos e está ajudando o meio a alcançar alturas inicialmente inimagináveis.

One Piece

Poucos animes podem se orgulhar de ter sobrevivido por mais de mil episódios e capítulos, mas One Piece certamente pode. Como um dos animes mais antigos em exibição, One Piece e seu criador, Eiichiro Oda, continuam a inspirar escritores e artistas ao redor do mundo.

Grande parte da influência de One Piece reside em seu estilo de arte e na estrutura da história, que ainda se destacam no cenário atual de animes. O mundo peculiar, porém sério, em que a série se desenrola, combinado com um enredo complexo em várias camadas, estabelece o padrão ouro para animes shonen de longa duração, baseados na narrativa.

Fã de One Piece, de Eiichiro Oda? Se sim, então confira também em nosso portal:

Caroline Ishida Date
Come to the Dark Side. We have coffee with cookies! ☕

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here