Como o Gear 5 de One Piece muda o status dos Três Grandes Shounen

A transformação de Luffy no Gear 5 não é apenas um momento histórico para One Piece, mas um marco icônico para os Três Grandes Shounen em geral.

Gear 5 de Monkey D. Luffy

Como o Gear 5 de One Piece muda o status dos Três Grandes Shounen


Depois de iniciar a década de 1980 como um interesse relativamente de nicho, o anime ganhou força em todo o mundo, em parte devido ao sucesso de séries amadas como a icônica franquia de Eiichiro Oda, One Piece. O shounen marítimo estreou na segunda metade dos anos 1990. Agora, mais de 25 anos depois, seu anime finalmente estreou sua transformação mais importante até hoje: a forma Gear 5 de Monkey D. Luffy.

Como membro dos lendários Três Grandes da demografia shounen (Bleach, Naruto e One Piece), a jornada de Luffy representa parcialmente toda uma geração de séries de anime. Poucas obras de ficção na história moderna mantiveram o interesse de seu público por tanto tempo quanto One Piece. No entanto, apesar de sua longevidade, a série está de alguma forma atingindo seu pico. O episódio 1071, “Luffy’s Peak – Atingido! GEAR5”, pode muito bem ser o episódio mais transmitido na história do anime quando tudo estiver dito e feito, sinalizando que o Três Grandes (também chamados de Big Three) é muito mais do que o produto nostálgico de um tempo passado.

Fã de One Piece, de Eiichiro Oda? Se sim, então confira também em nosso portal:

Quer compreender melhor sobre as demografias de animes e mangás? Se sim, então confira em em nosso portal:

O longo e histórico caminho para a transformação Gear 5 de Monkey D. Luffy

Gear 5 de Luffy


Os eventos do Arco do País de Wano (especificamente o Ataque a Onigashima) finalmente colocaram Monkey D. Luffy a uma pequena distância de seu objetivo de longa data de se tornar um Imperador dos Mares. No entanto, sua jornada rumo ao topo do mundo dos piratas teve início muito antes de sua chegada à terra dos samurais. Com mais de 1.000 episódios distribuídos ao longo de quatro décadas, One Piece é um dos animes mais prolíficos já criados. Graças à sua baixa taxa de enchimento, há literalmente centenas de horas de conteúdo entre os momentos iniciais e o clímax da batalha de Luffy contra os Piratas da Besta. Embora a recompensa de testemunhar Monkey D. Luffy superando seus limites e finalmente alcançando sua transformação Gear 5 seja valiosa, observar a construção desse evento é indiscutivelmente uma das tarefas mais monumentais do gênero shounen.

Para efeito de comparação, a primeira transformação Super Saiyajin de Goku ocorre apenas no episódio 248 da franquia Dragon Ball, representando menos de um quarto dos episódios necessários para alcançar a forma Gear 5 de Luffy. Os personagens principais das outras duas séries do Big 3, Naruto e Bleach, também alcançam suas transformações mais impactantes muito antes de Luffy, evidenciando um fato óbvio: a escala e a popularidade duradoura de One Piece são dois dos seus elementos definidores. No entanto, as franquias Naruto e Bleach também demonstraram sua capacidade de se adaptar aos tempos, lançando sequências diretas que capturam a atenção não apenas de uma geração, mas de uma era inteira de entusiastas do anime.

One Piece e o reinado multigeracional dos 3 grandes

Designs Mais Icônicos de Protagonistas nos Animes e mangás

Dos Três Grandes da Demografia Shounen, One Piece é o mais antigo. O mangá da franquia foi lançado em 1997, enquanto Naruto e Bleach chegaram às prateleiras em 1999 e 2001, respectivamente. Ao longo dos 20 anos desde cada uma de suas estreias, o trio se uniu para produzir mais de 2.000 episódios e 30 longas-metragens, conseguindo evitar consistentemente qualquer percepção de saturação por parte de seus fãs. Enquanto One Piece continuou sua narrativa durante todo esse período, Naruto e Bleach optaram por fazer a transição para sequências diretas (Boruto e Bleach: Guerra de Sangue de Mil Anos) que continuam de onde suas histórias anteriores pararam.

A forma Gear 5 de Monkey D. Luffy pode ser o maior desenvolvimento mais recente na história dos Três Grandes, mas representa mais do que apenas a capacidade do grupo de aproveitar o momento de sua própria nostalgia – isso prova que eles exibiram um incomparável, multigeracional tipo de popularidade.

Em meados da década de 2010, os Três Grandes pareciam estar finalmente perdendo o ímpeto. O anime Bleach original cessou a produção em 2012 por causa de um cronograma de lançamento mal administrado e audiência cada vez menor, a narrativa de Naruto finalmente chegou ao fim e One Piece seguiu em frente sem um fim claro à vista. No entanto, agora uma década após esse ponto no tempo, o trio pegou um segundo fôlego com seus membros lançando regularmente novos episódios canônicos mais uma vez.

Neste ponto, várias gerações de espectadores consideram os Três Grandes como parte de sua própria história, demonstrando um nível de longevidade que parecia impossível em um ponto do meio anime. Embora apenas o tempo dirá por quanto tempo essas franquias serão capazes de continuar, sua capacidade sustentada de produzir momentos como a transformação Gear 5 de Monkey D. Luffy sugere que eles continuarão a desafiar as expectativas.

Seja justo ou não, Bleach, Naruto e One Piece sempre compartilharão uma conexão profunda um com o outro. Os Três Grandes são pilares não apenas do gênero shounen, mas do anime em geral, e sem eles, é provável que a mídia japonesa ainda desempenhasse um papel muito menor nos mercados internacionais. A jornada de Monkey D. Luffy e dos Piratas do Chapéu de Palha é a mais longa dos Três Grandes, mas também é a única narrativa a não sofrer uma pausa na produção. Isso, juntamente com o fato de que a transformação Gear 5 de Luffy ajudou One Piece a atingir seu pico de popularidade após duas décadas e meia. Certamente, isso serve como evidência de que a natureza multigeracional dos Três Grandes decorre em grande parte do trabalho seminal de Eiichiro Oda.

Enquanto o Raid on Onigashima ainda não chegou ao fim, a estreia do Gear 5 anuncia em alto e bom som que Monkey D. Luffy está pronto para entrar na saga final de sua jornada. Sua força recém-descoberta o coloca firmemente no nível dos personagens fictícios mais icônicos do mundo e, assumindo que o entusiasmo em torno de sua ascensão como o Rei dos Piratas crescerá, não há como dizer o quão significativo One Piece – e, por extensão, os outros membros dos Três Grandes – acabará provando ser. Você concorda?

Caroline Ishida Date
Come to the Dark Side. We have coffee with cookies! ☕

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here